quinta-feira, 7 de maio de 2015

Curiosidades Culinárias

Ter a sorte de ter uma irmã historiadora permite-me ter acesso a documentos pouco acessíveis e dado o meu interesse pelo tema da culinária é explorar este privilégio ao máximo.
Pois bem, existem pouco investigadores referentes à História da Alimentação e por conseguinte as publicações não abundam. A sua principal investigadora é a Professora Doutora Isabel Drumond Braga com várias publicações referentes a esta temática.

A "curiosidade" de que hoje falo não tem a ver com as publicações da referida autora, mas sim de "Um tratado  da cozinha portuguêsa do século XV" publicado em 1963, que reúne receitas variadas entre pratos de carne, pratos com ovos, receitas de conservas.
As receitas, todas elas bastante condimentadas reflectem costumes de uma época. Se ainda hoje comemos almôndegas, os pastéis de tutano (que desconhecia) perderam o seu lugar nas ementas.
Nos doces... quem não se regala com uma tigelada? A sua receita também se encontra neste tratado, como muitas outras que irei experimentar para regalo dos convivas cá de casa!...

Sem comentários: