quinta-feira, 4 de março de 2010

Gralhas nos livros? Não!!! Burrice!... revisores onde estão???

Como apreciadora de literatura, aproveito o blog, para deixar uma ou outra sugestão de leitura.
Como tenho o vício de comprar livros, acabo por demorar a lê-los pois não me consigo adaptar à política de  ler vários ao mesmo tempo. Enfim tenho problemas com a "poligamia literária". (o belo trocadilho a roçar a piada, caso não tenham reparado).
Esta introdução mais galhofeira para dizer o seguinte: Estamos perante o flagelo das palavras PARÓNIMAS.
É grave encontrar no mesmo livro, 2 "gralhas", ou melhor falhas por desconhecimento, com menos de meia dúzia de páginas de intervalo.
Encontrar escrito solarengo, para descrever um dia de sol, quando na realidade deveria estar soalheiro, não é gralha é burrice!
Assim como ler "casca de nós" em vez de "casca de noz"...

Mais grave ainda é quando aparece uma biografia de autor, toda "bonitinha" e nos deparamos com erros destes. Eu ainda pensei: "estarei a ler bem??" E estava!

Vá nem tudo é mau! O enredo é interessante!

Nos meus velhos tempos de estudo de Literaturas Modernas, na Universidade Nova, eu tinha uma professora, que um dos trabalhos que tinha era o de revisora. Ora será que já não fazem disso? Ou as editoras já não usam por falta de verba?

(o solarengo não me sai da cabeça... pior já vi uma peça no jornal da noite da sic com o mesmo erro!!! Baaaaaaaa um dicionário por favor!)

Depois disto, devem perguntar-se que livro é que é... Perguntem-me se estiverem interessados em saber... não quero deprimir os mais susceptíveis!

1 comentário:

ilén disse...

Adorei a expressão "poligamia literária". Podemos partilhá-la? É que eu também nunca me consegui adaptar a isso. Sempre li um de cada vez, porque quando tentava começar outro sem terminar o primeiro, das duas uma, ou acabavam por voltar os dois para a prateleira, ou o primeiro era esquecido por tempo indefinido.
Como já me livrei do código da estrada (o único livro que consegui não gostar e ler, muito quase, até ao fim), agora leio O Idiota.